Para cada casa ou apê, existe um chuveiro ideal – descubra o...
Chegar em casa depois de um dia cansativo e relaxar com um delicioso banho quente: poucas coisas na vida são tão boas quanto essa. Porém, a escolha errada do chuveiro pode atrapalhar esse momento. Pressão insuficiente da água e dificuldades com a temperatura estão entre os problemas mais comuns.
Por isso, é bom estudar um pouco antes de ir à loja. Com tantas opções no mercado, pode ser difícil descobrir qual modelo é ideal para você. Para ajudar, elaboramos um miniguia com dois especialistas na área: Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti, e Rene Game, gerente de marketing da Fame. Confira!
- Chuveiro ou ducha?
Nos chuveiros, a água cai verticalmente, atingindo uma grande área. Já a ducha tem um jato mais concentrado, inclinado. Não confunda com as chamadas duchas frias, que são apenas a saída de água para sistemas de aquecimento externos. “O chuveiro elétrico é seguro, eficiente e econômico”, diz Rene.
- A questão da temperatura
Segundo Alexandre, quem experimenta um modelo eletrônico dificilmente voltará ao comum. Enquanto os chuveiros tradicionais têm apenas três ou quatro temperaturas e a regulagem é de difícil acesso, com o eletrônico é possível ter precisão na temperatura. Essa opção também é mais sustentável, podendo economizar até 30% de água, já que é possível decidir a temperatura sem aumentar a vazão.
- Antes de comprar
Para escolher o sistema ideal, é fundamental checar as instalações do seu lar. Comece pelo diâmetro da fiação – é ele que determinará a potência. Se você mora em lugares mais quentes, como a região Nordeste, pode escolher modelos de até 3.200 W, bem econômicos. Já no Sul e no Sudeste, há opções de até 7.500 W, que esquentam bastante mesmo nos dias mais frios.
- Onde você mora?
Casa
Tenho apenas um registro: Provavelmente a água vem apenas da caixa-d’água, ou seja, com pouca pressão. O ideal é investir em um chuveiro elétrico pressurizado. Outra opção é um chuveiro elétrico comum com espalhador pequeno, que dará a impressão de um jato mais forte. Chuveiro recomendado: Chuveiro Advanced Turbo (Lorenzetti).
Tenho dois registros: Além da caixa-d’água, você provavelmente também recebe água da rua, que costuma chegar com força. Nesse caso, basta um chuveiro elétrico comum. Chuveiros recomendados: Chuveiro Duo Shower Multitemperaturas (Lorenzetti), Chuveiro Bella Ducha (Lorenzetti) e Chuveiro Super Quattro (Fame).
Tenho aquecimento solar: Parabéns por pensar na natureza. É necessário um chuveiro elétrico compatível com esse sistema. O aquecimento elétrico compensa os dias de pouco sol e o tempo que a água leva para sair do boiler. Chuveiros recomendados: Chuveiro Ducha Fashion (Lorenzetti), Chuveiro Advanced Turbo (Lorenzetti), Chuveiro Ducha Top Jet Multi (Lorenzetti) e Chuveiro Granducha (Fame).
Apartamento
Tenho apenas um registro: Isso significa que a água vem da caixa-d’água e o prédio não conta com sistema de aquecimento geral. Portanto, chuveiro elétrico. Chuveiro recomendado: Chuveiro Advanced Turbo (Lorenzetti).
Moro próximo ao topo: Talvez a água venha com pouca pressão, pois você está muito próximo à caixa-d’água. Considere um chuveiro pressurizado, especialmente se morar na cobertura. Chuveiro recomendado: Chuveiro Advanced Turbo (Lorenzetti).
Moro nos andares mais baixos: Basta um chuveiro comum. Chuveiros recomendados: Chuveiro Duo Shower Multitemperaturas (Lorenzetti), Chuveiro Bella Ducha (Lorenzetti) e Chuveiro Super Quattro (Fame).
Tenho dois registros: Provavelmente seu prédio conta com aquecimento a gás. Há modelos elétricos compatíveis com esse sistema, que compensam o tempo que a água leva para chegar do boiler ao banheiro. Chuveiros recomendados: Chuveiro Ducha Fashion (Lorenzetti), Chuveiro Ducha Top Jet Multi (Lorenzetti) e Chuveiro Granducha (Fame).
Link: http://www.telhanorte.com.br/banheiro/duchas-e-chuveiros?PS=12