Seis dicas dos arquitetos do programa Obra...
Talvez você nunca tenha reparado, mas boa parte do tempo que passamos em casa é dentro do banheiro. Cuidar da higiene pessoal e se arrumar são ações importantes de nosso ritual de bem-estar.
No entanto, em muitas moradias, o espaço reservado para ele é pequeno. Isso não é um problema: com o projeto certo, seu banheiro pode ficar prático, bonito e funcional mesmo em pequenas metragens.
Veja algumas dicas de Erika Zangari e Marcos Cruz, arquitetos do programa Obra Prima, da Telhanorte, de São Paulo, para aproveitar bem todos os cantos desse ambiente.
Espelho, espelho meu
É unânime, tanto Marcos quanto Erika concordam que um espelho grande dá a sensação de um banheiro maior. Considere cobrir uma parede inteira (incluindo o espaço debaixo da pia). Ele pode, ainda, revestir e esconder um armário para escovas de dentes e outros produtos de higiene.
http://www.telhanorte.com.br/banheiro/moveis-para-banheiro/espelho-e-espelheira
Santo gabinete
O armário sob a bancada é fundamental para guardar toalhas, papel higiênico, cosméticos, etc. “Especialmente em apartamentos pequenos, você não vai querer usar espaço de outros armários para guardar itens de banheiro”, diz Erika. Já Marcos sugere gavetas no lugar de portas, pois facilitam a organização.
http://www.telhanorte.com.br/banheiro/moveis-para-banheiro/gabinete
Sugestão atual
Uma alternativa ao bidê é a duchinha higiênica, opção prática, barata e fácil de instalar. Já para a bacia sanitária, Marcos recomenda os modelos suspensos, ainda pouco comuns no Brasil, mas amplamente usados na Europa. “Por serem fixados na parede, ocupam menos espaço e deixam o piso livre”, explica.
Soluções criativas
Parece que não vai caber? Calma! Em um banheiro com bancada muito pequena, por exemplo, Erika dá a ideia de instalar um prolongamento nas paredes laterais. “Crio uma espécie de prateleira que pode, inclusive, ficar sobre a caixa acoplada do vaso sanitário”, afirma.
http://www.telhanorte.com.br/organizacao-e-decoracao/decoracao-e-organizacao/estantes-e-prateleiras
Mil e uma opções
Marcos é a favor de paredes apenas pintadas. Ele prefere usar
tintas laváveis no banheiro inteiro. Erika aposta em porcelanato grande e branco no chão e em detalhes em
pastilha nas paredes. O piso neutro, segundo ela, é a melhor opção para ambientes pequenos, pois cor em excesso pode sufocar.
http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos/pastilhas
Fez-se a luz!
Todo banheiro precisa de uma iluminação central branca e potente. Porém, é interessante mesclar essa funcionalidade com outras
lâmpadas de luz suave para trazer aconchego. Erika sugere dicroicas em um circuito diferente – isso significa que estarão ligadas a interruptores independentes da luz principal.
http://www.telhanorte.com.br/iluminacao/lampadas